Como pilotar lancha? Descubra aqui!

  • 5 / mar / 2018

  • Postado por: Náutica Gold Fish

  • 1 COMENTÁRIOS

                           

Em você, que curte se aventurar ao ar livre e passar momentos agradáveis com a família e os amigos, provavelmente, já bateu aquela curiosidade de como pilotar lancha, não é verdade?

Embora pareça difícil em um primeiro momento, saiba que a condução de uma embarcação desse tipo é bem tranquila. No entanto, obviamente, é preciso ter atenção a alguns procedimentos de segurança, como a obtenção da carteira de habilitação náutica.

Pensando no seu conforto e com o objetivo de dar dicas apropriadas para pilotar com facilidade, preparamos este artigo com informações preciosas sobre o funcionamento de uma lancha. Acompanhe a leitura e confira!

Como tirar a habilitação náutica?

Independentemente do tipo de embarcação que for utilizar, a habilitação náutica é um item essencial e que vai assegurar que você tenha o conhecimento necessário para navegar com eficiência. Existem cinco categorias, mas a que nos interessará neste texto será a de Arrais-Amador.

Essa é uma das categorias mais comuns que existem e dará a permissão para pilotar lanchas em ambientes de interior, tais como enseadas, canais, lagos etc. No entanto, antes de pensar em realizar o exame para tirar a habilitação, será preciso fazer um curso náutico para compreender as principais situações que podem ocorrer ao navegar.

Feito isso, a inscrição é realizada junto à Capitania dos Portos mais próxima da sua região, apresentando o RG, o CPF, o comprovante de residência atualizado, o exame médico (caso haja alguma limitação física) e pagando a taxa requisitada. É importante lembrar que, ao contrário da categoria Veleiro, só maiores de 18 anos podem pilotar.

Quais itens são indispensáveis antes de navegar?

Geralmente, quando você vai pegar a estrada e viajar com seu carro, é recomendável fazer um check-up do seu automóvel para saber se está tudo em dia e não ter surpresas no caminho, certo? Isso também se aplica às lanchas, afinal, ninguém quer correr o risco de ter o passeio estragado por descuidos.

Além de ter, a bordo, a documentação regularizada da embarcação e a habilitação náutica, o piloto precisa verificar se o nível de combustível está adequado. Um segredo muito utilizado é abastecer o suficiente para ir, voltar e ter ainda um terço de reserva.

Para a sua segurança e a das demais pessoas que estejam na embarcação, é indispensável ter coletes salva-vidas, sendo que crianças menores de 12 anos, obrigatoriamente, precisam estar com eles o tempo todo. Também é necessário verificar a iluminação da lancha e, se ela estiver irregular, desconsidere passear à noite com sua embarcação.

Quais são as dicas básicas para conduzir uma lancha?

Antes de mais nada, é de suma importância informar à Marina o seu destino e dar uma olhada na tábua de marés, no caso de navegação marítima, para verificar se as águas estão mais tranquilas ou agitadas. Isso evita que você tenha dificuldades na hora de pilotar e que sua lancha fique caturrando com frequência, ou seja, tenha uma ondulação incômoda.

Para sair, lembre-se sempre de acionar o botão de power trim e deixar o motor o mais baixo possível, a fim de planar a sua lancha. Ao decorrer do percurso, ajuste o trim para conferir melhor navegabilidade, equilibrando proa e popa e sempre de olho em embarcações próximas, como jet skis, velas, iates etc.

Diminua a velocidade ao se deparar com competições e tente se posicionar de forma a não atrapalhar as demais pessoas. Não acelere bruscamente, visto que isso provoca avarias em seu motor — ademais, nunca pilote embriagado!

Quanto à atracação da lancha no píer, que basicamente é como se fosse a baliza do carro, tenha cuidado para chegar em marcha lenta e não atrapalhar as embarcações ancoradas. Oriente-se pela direção do vento e da correnteza e atraque em um ângulo de 45º para poder encostar no cais e fazer as amarrações de espias.

Para finalizar nossas dicas de como pilotar lancha, conheça bem as propriedades da embarcação, desde o volante ou timão até a profundidade do local, através do sonar, e jamais jogue seu lixo na água, pois o respeito ao meio ambiente vem em primeiro lugar.

Gostou das informações passadas neste post sobre como pilotar lancha? Então entre em contato conosco para ter mais orientações especializadas! Vamos lá!

COMENTÁRIOS

muito bom, cel 992839970.
obrigado.....email: carlostrovaoglobal@yahoo.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICAÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO

ROD. CELSO GARCIA CID,887/PR-445/ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR
  • Entre em contato
  • Televendas: (43) 3174 1515
  • Wpp vendas: (43) 99170-4099 / 99120-3141
  • Wpp peças: (43) 99142-5152
  • Vivo: (43) 99145-0585 / 99130-0586
  • Tim: (43) 99652-5000 / 99928-1510