Tipos de embarcações: conheça as características de cada uma

  • 10 / jan / 2018

  • Postado por: Náutica Gold Fish

  • 0 COMENTÁRIOS

                           

Existem vários tipos de embarcações, elas são ótimas opções para um passeio com a família e os amigos no fim de semana. Essas formas de transporte possibilitam maior contato com a natureza e, também, ajudam a tirar o estresse semanal sofrido na cidade.

Além de que, ainda é possível apreciar belas paisagens. Mas quais as formas de embarcações? Vamos lhe apresentar algumas e as suas principais características. Confira!

Quais os tipos de embarcações?

As embarcações são classificadas de acordo com a sua capacidade e tamanho e apresentam diversas particularidades. Conheça algumas opções usadas antigamente.

Nau

Certamente, você já viu esse tipo de embarcação nos livros de história. Comumente utilizada para fins comerciais, embarcações como essa foram utilizadas por Vasco da Gama para chegar à Índia.

Uma nau podia mudar de nome em uma mesma viagem, dependia da quantidade de armamento e objetivo. Esse tipo de transporte geralmente continha três mastros, com velas redondas e forma quadrangular no mastro de ré, além disso, a nau contava com alguns canhões.

Galera

Trata-se de embarcações usadas na guerra, com locomoção feita por meio de remos. O navio podia chegar até a 150 metros de comprimento. Esse tipo de mobilidade é relacionado atualmente com transporte feito por meio de remos e velas auxiliares.

Paquete

Esse tipo de vela transportava algumas mercadorias, assim como passageiros e cartas. Depois de veleiro, transformou-se em um navio a vapor. Seu comprimento chegava a 150 metros.

Patacho

Muito utilizado no século XVI, o patacho é um veleiro antigo com dois mastros, o qual era usado principalmente para transportar cargas. Seu peso poderia ser de 40 a 100 toneladas.

Escunas

Também chamadas de goletas, as escunas surgem após o século XVI, na forma de veleiros com velas de popa a proa e mastros mais altos que os navios a vela mais comuns à época.

Caracterizadas também pelo casco afilado, foram muito utilizadas pelos holandeses até o século XVIII e pelos americanos durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos.

Fragatas

O termo Fragata tem sido utilizado ao longo dos tempos para designar uma ampla variedade de embarcações de guerra, com diferentes tamanhos e funções.

No século XIX, algumas marinhas desenvolveram as fragatas couraçadas, que se tornaram os navios de combate mais poderosos de sua época, sendo substituídas, ao final daquele mesmo século, pelos Cruzadores.

A terminologia reapareceria alguns anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, para designar alguns navios de escolta destinados a dar proteção antiaérea e antissubmarina aos comboios.

Hoje em dia, o termo é usado para designar uma ampla variedade de navios de escolta, protegendo navios mercantes, forças militares anfíbias ou navios de reabastecimento.

O termo de patente Capitão de Fragata deriva da popularidade dessas embarcações em combate, sobretudo, durante o século XIX.

Quais as são embarcações modernas?

As embarcações modernas se voltam muito para o lazer e a prática de esportes náuticos, seja em pequenos grupos ou em família. Por isso, cada vez mais encontramos modelos com diferentes preços para diferentes consumidores.

Iate

Ideal para aproveitar belas paisagens, tanto no mar quanto em rios ou lagos. Essa embarcação pode ser movida por motor a diesel ou a gasolina.

O iate é o transporte perfeito para quem não dispensa um conforto! Isso porque é praticamente uma casa sobre as águas, já que conta com quartos, banheiro, ar-condicionado, água quente, adega e outras comodidades.

Jet Ski

Essa moto aquática é muito popular nos mares, rios, represas e lagos e pode ser utilizada para diversos fins, tanto para lazer quanto para competição. O jet ski é indicado para pessoas que gostam de aventura e velocidade, além de serem fáceis de rebocar para qualquer destino com um veículo de médio porte.

Muito popular entre aqueles que estão iniciando a prática de esportes náuticos, os jet skis podem ser classificados quanto à posição de pilotagem ou quanto ao motor.

A posição de pilotagem pode ser sentada ou em pé. Os modelos de pilotagem em pé são mais esportivos e requerem maior habilidade do condutor, sendo recomendados, sobretudo, para quem procura esportes de aventura e oferecem apenas um lugar.

Já os modelos de pilotagem sentada são mais voltados para uso recreativo. Mais fáceis de pilotar, esses jet skis podem apresentar entre 2 e 3 lugares, e são muito indicados para quem deseja realizar programas em família ou com pequenos grupos.

Os motores podem ser de 2 ou 4 tempos. Os motores de 2 tempos têm uma mecânica mais simples e são mais baratos, porém, consomem mais combustível e são mais poluentes. Os motores de 4 tempos são mais econômicos e têm mecanismos semelhantes aos de um carro, tornado-se mais duráveis, potentes e confiáveis.

Lanchas

Embarcação que pode ser utilizada para reunir os amigos e família para pescar, passear ou praticar diversos esportes aquáticos. As lanchas são muito flexíveis, pois podem ser utilizadas em lagoas, rios, mar ou represas.

Por serem embarcações muito versáteis, as lanchas podem vir em diferentes modelos, cada um com vantagens próprias e destina a um uso mais específico:

  • lancha de proa aberta: mais espaçosa, é ideal para passeios curtos e para quem não quer dormir a bordo;
  • lancha cabinada: recomendada para quem quer pernoitar a bordo ou fazer programas com crianças e idosos, oferece maior conforto que as de proa aberta;
  • lancha offshore: atingindo em média o dobro da velocidade que as lanchas convencionais, as offshore são muito procuradas por quem faz trajetos longos com frequência e quer evitar o trânsito das estradas;
  • lancha de pesca marítima: o maior destaque desses modelos é a sua capacidade de navegar de forma tranquila e segura, mesmo em águas não abrigadas, sendo capazes de passar dias longe da terra sem sacrificar o conforto.

Veleiros

Apesar de ser muito utilizado em competições esportivas, o veleiro também é indicado para quem preza por uma tranquilidade. Essas pequenas embarcações, que se movem com o auxílio do vento, já eram utilizadas em séculos passados, porém, existem versões bem mais modernas.

Qualquer pessoa pode pilotar?

Vale ressaltar que para pilotar embarcações como jet skis, lanchas e demais, é necessário ter uma carteira de habilitação na categoria Motonauta para os jet skis e Arrais Amador para as embarcações nas navegações em águas abrigadas e do interior. Para navegação mais afastadas da costa, é preciso ter outras habilitações, também emitidas pela Marinha.

Com a popularização dos esportes náuticos, é possível, hoje, encontrar excelentes embarcações em lojas virtuais, com modelos diversos e preços mais atrativos que em muitas das lojas tradicionais. Isso sem falar na possibilidade de comprar sua lancha em um consórcio, por exemplo.

Como vimos, existem diversos tipos de embarcações, cada uma delas ideal para uma finalidade específica. Além disso, da mesma forma como as embarcações evoluíram no passado, elas continuam evoluindo hoje, sempre trazendo novas tecnologias e formas diferentes de atender às necessidades da sua tripulação.

E então, gostou de aprender mais sobre os diferentes tipos de embarcações que existem no mercado? O mundo da náutica é muito rico e, com certeza, existe uma embarcação ideal para você. E se você quiser saber mais sobre esse tema, entre em contato conosco! Vai ser um prazer ajudar.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICAÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ROD. CELSO GARCIA CID,887/PR-445/ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR
  • Entre em contato
  • Televendas: (43) 3174 1515
  • Wpp vendas: (43) 99170-4099 / 99120-3141
  • Wpp peças: (43) 99142-5152
  • Vivo: (43) 99145-0585 / 99130-0586
  • Tim: (43) 99652-5000 / 99928-1510