Saiba como funciona a pesca esportiva

  • 5 / mar / 2018

  • Postado por: Náutica Gold Fish

  • 3 COMENTÁRIOS

                           

Se você tem a intenção de sair da rotina e diminuir o estresse do dia a dia, nada melhor do que curtir bons momentos ao ar livre em contato com a natureza, não é mesmo? A pesca esportiva, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para relaxar.

A princípio, é importante ter em mente que esse esporte segue algumas regras que diferem da pesca comum, e segui-las facilita a compreensão do funcionamento das competições.

Mesmo que você não tenha muito conhecimento sobre assunto, verá que é bem simples de entender. A seguir, confira um miniguia que preparamos para esclarecer suas dúvidas!

O que é a pesca esportiva?

Basicamente, a pesca encarada como um esporte não tem o objetivo de obter os peixes para consumo ou comercialização, apenas para o entretenimento. Este é um consenso entre pescadores: os peixes fisgados devem voltar para o rio ou mar, praticando assim, o pesque e solte.

A pesca com a finalidade desportiva está prevista na Lei nº 11.959/2009, sendo que todas as competições só podem ser realizadas caso haja autorização prévia do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Quais são as principais recomendações?

Visando a sobrevivência dos peixes fisgados e até para proteger o meio ambiente, algumas indicações são necessárias e precisam estar bem claras entre os participantes de um campeonato de pesca. A forma com que o peixe será manuseado conta muito para que ele consiga viver.

Recomenda-se manipular o animal o maior tempo possível dentro d’água, e quando retirá-lo do seu habitat, mexer sempre com as mãos molhadas. Talvez você não saiba, mas os peixes dispõem de uma camada que os protegem, portanto, manuseá-los com as mãos secas pode retirar esse muco protetor e colocá-los em risco.

Caso opte por uma pesca embarcada, verifique todos os procedimentos importantes antes de navegar em busca dos melhores peixes, tais como a documentação náutica, itens de segurança, informações sobre o local e assim por diante.

Quais equipamentos devem ser utilizados nas competições?

Sabendo que a ideia central é apenas competir e não machucar o peixe, é preciso ter muito cuidado com os equipamentos, visto que bons materiais serão imprescindíveis para uma pesca de qualidade. É importante utilizar anzóis sem farpa e sempre verificar o seu tamanho, a espessura, o estado de conservação e para qual tipo de peixe servirá.

É interessante focar em linhas que tenham uma espessura que evite uma luta maior com o peixe, diminuindo o desgaste e proporcionando uma fisgada com qualidade. As iscas devem ser artificiais, tendo em vista em tornar mais estimulante a captura de um belo exemplar.

A vara deve ter um tamanho que seja compatível com o porte do peixe que se pretende capturar, pois isso diminui qualquer dano causado durante a pesca. O peso do equipamento total também conta para o cansaço físico ao final do dia.

Também é importante evitar segurar o peixe pelas guelras, tentar recuperar o anzol engolido pelo animal ou segurá-lo pendurado pela boca, já que são atitudes não muito bem-vistas na pesca esportiva.

Quais são os torneios mais famosos?

Embora a região nordeste do Brasil esteja engatinhando na questão da pesca esportiva, o campeonato Rei do Mangue ganha destaque em Ilhéus, na Bahia. Reúne-se vários competidores das mais variadas localidades do Brasil e o foco é a pesca do robalo entre os rios Cachoeira, Santana e Fundão.

Já na região sul, a Liga Norte Paranaense de Pesca Esportiva (LNPPE) tem força na captura do tucunaré, sendo que cada etapa da competição conta com seus pontos de partida diferentes na represa Capivara. Além disso, os participantes só somam pontos se o peixe estiver em condições de soltura.

Para finalizar, é importante frisarmos que a pesca esportiva visa a interação entre as pessoas, a oportunidade de se divertir e viajar em família, além de capturar peixes tão sonhados por muitos pescadores. Qualquer atitude que machuque o peixe não faz parte das diretrizes dos torneios.

Gostou de saber mais sobre a pesca esportiva? Quer ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

COMENTÁRIOS

Guia
Olá, gostei do conteúde de seu blog, muitas pessoas buscam assuntos como esse, obrigado por compartillhar.

5 esportes para praticar com Jet Ski ou Lancha - Blog Náutica Gold Fish - Concessionária BRP Sea-Doo, Can-Am
[…] quinto esporte é a Pesca Esportiva, diferente dos esportes radicais apresentados acima, a pesca esportiva é mais tranquila e qualquer […]

Sergios sales
Muito bom o conteúdo deste site gostei bastante. Legal, vou compartilhar com meus amigos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICAÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ROD. CELSO GARCIA CID,887/PR-445/ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR
  • Entre em contato
  • Televendas: (43) 3174 1515
  • Wpp vendas: (43) 99170-4099 / 99120-3141
  • Wpp peças: (43) 99142-5152
  • Vivo: (43) 99145-0585 / 99130-0586
  • Tim: (43) 99652-5000 / 99928-1510