Onde posso andar de jet ski?

  • 10 / jan / 2018

  • Postado por: Náutica Gold Fish

  • 1 COMENTÁRIOS

                           

O verão está chegando e, junto dele, inúmeras oportunidades de você tirar um período de folga para se divertir e relaxar com a família — e que lugar melhor para curtir o verão se não próximo à praia, enseada ou lagoa, não é mesmo? Vamos mais longe: que tal passar os dias de férias em um desses lugares, aproveitando para andar de moto aquática, mais conhecida como jet ski? Já pensou nisso?

Se você nunca experimentou andar de jet ski, está perdendo uma experiência emocionante e inesquecível. Porém, é preciso ter alguns cuidados quanto às normas e prevenções básicas para que a prática seja prazerosa.

Como nós visamos o entretenimento com responsabilidade, vamos dar dicas para incentivá-lo a buscar novas aventuras fora de uma sala de escritório. Ficou interessando? Então acompanhe!

Quais são os lugares adequados para o passeio de jet ski?

Os locais mais adequados à prática de esportes hídricos e ao lazer com seu jet ski são as chamadas águas abrigadas ou parcialmente abrigadas — ou seja: canais, represas, enseadas, rios, lagoas, hidrovias e litorais. Esses são os locais mais apropriados para navegação por oferecerem segurança tanto para você quanto para as demais pessoas presentes.

É importante esclarecer que é vital ter a certeza de que é permitido o passeio de moto aquática na localidade. Isso porque, às vezes, mesmo em locais como canais e represas, existem determinados trechos com restrições para o uso do jet ski.

A melhor maneira de se manter prevenido é visitando sites e fóruns com conteúdo sobre embarcações. Lá, você seguramente encontrará informações de usuários sobre lugares onde é permitida a prática do esporte.

Outra maneira de se informar sobre os melhores locais e épocas do ano para andar de jet ski é por meio da Capitania dos Portos e de clubes náuticos. Nesses locais, você poderá não apenas obter informações atualizadas como também terá a chance de entrar em contato com outros amantes da náutica, estendendo sua rede de amizades em torno de uma paixão em comum.

Qual o melhor horário para a prática?

Ao reservar um dia para se divertir com sua moto aquática, nada mais natural que você deseje aproveitar ao máximo aquele momento, não é mesmo? Entretanto, nunca se pode esquecer que a sua segurança e a das pessoas em redor deve vir em primeiro lugar.

Assim, o mais recomendado é que se aproveite o período de luz natural, entre o nascer e o pôr do sol, no qual você pode ver e ser visto com maior facilidade.

Quais os tipos de cuidados necessários?

A Marinha do Brasil, que é o órgão responsável pelas normas de segurança e pela fiscalização, exige que os condutores estejam cientes das principais regras de segurança ao conduzir seus veículos, que são:

colete salva-vidas para condutores e passageiros, devidamente homologados;

chave do jet ski com corda para fixação no pulso para que, em casos de queda do veículo, o mesmo desligue imediatamente, evitando maiores problemas;

crianças sempre na parte traseira do jet ski;

uso de pranchas e boias somente por motos aquáticas de três lugares, que possuem dispositivo adequado para tal;

distância mínima de 200 metros da orla do mar;

avaliação cuidadosa das condições climáticas antes de entrar na água com seu jet ski.

É interessante ressaltar que há regras diferentes para cada região. Portanto, fique atento às sinalizações sobre velocidade, desembarque e distância das pessoas próximas ao local.

Os cursos de Arrais Amador e de Motonauta para moradores de Londrina e regiões próximas no Paraná podem ser feitos na Náutica Gold Fish. Saiba mais entrando em contato com nossa equipe.

Qual a importância da habilitação náutica e como posso conseguir uma?

Muitas pessoas pensam, erroneamente, que basta comprar o jet ski e se arriscar na água. A verdade é que, assim como ocorre com os veículos terrestres, as embarcações também exigem treinamentos específicos para serem guiadas corretamente e com segurança, e é daí que surge a obrigatoriedade da habilitação náutica.

Entretanto, a habilitação náutica para jet skis pode ser obtida de forma mais simples e bem mais barata que a carta de direção, bastando para tanto que o candidato tenha:

18 anos completos;

exame médico que ateste aptidão física e mental (pode ser substituído pela apresentação da CNH, desde que válida);

RG, CPF e comprovante de residência.

Além disso, é exigido também que o candidato tenha uma carga horária de aulas práticas com um instrutor credenciado antes do exame. No caso da habilitação de motonauta, 3 horas são suficientes. Para embarcações de maior porte, são exigidas mais horas.

Embora caiba à Capitania dos Portos a fiscalização das atividades náuticas por civis, nem ela nem a Marinha do Brasil oferecem os cursos preparatórios para a habilitação náutica, os quais podem ser encontrados em clubes e náuticas em todo o país.

Os valores dos cursos e das aulas práticas variam bastante de uma cidade para outra. É possível, porém, obter uma apostila de cerca de 500 páginas junto à Marinha, para já ir se familiarizando com os aspectos teóricos da condução.

Quanto custa manter um jet ski?

As obrigações de manutenção de um carro são semelhantes às de um jet ski, mudando em poucos pontos. As principais despesas para com uma embarcação desse tipo são:

manutenções periódicas conforme manual do veículo aquático;

custo com combustível;

gasto com locação do espaço onde seu jet ski ficará quando não usado, caso não fique em sua casa.

Todos esses gastos vão depender do tipo de jet ski adquirido e da forma como será utilizado. Um jet ski com motor de quatro tempos, por exemplo, possui maior autonomia e peças muito semelhantes às de um carro, garantindo economia, potência e durabilidade.

De maneira geral, manter um veículo como este não é caro, demandando apenas cuidados básicos com motor e componentes elétricos, assim como a limpeza da carenagem sempre após o uso. Portanto, os custos não serão elevados e ainda não tem custos de impostos anuais como carros e motocicletas.

Afinal, vale ou não a pena ter um jet ski?

Se colocarmos na balança todas as informações mais o seu interesse por embarcações, a resposta é sim, vale a pena. As pequenas despesas até podem pesar um pouco na decisão, mas os benefícios e privilégios que vêm junto da aquisição de um jet ski são muito vantajosos.

Além do mais, é um ótimo hobby. Você terá a chance de usá-lo para relaxar dos problemas do dia a dia, sem falar no prazer de proporcionar a mesma sensação para familiares e amigos. Terá, ainda, a oportunidade de desfrutar de novas experiências e novas paisagens em cada rio, lagoa e praia visitada. Já tinha pensado dessa maneira?

Há certas ocasiões na vida que são únicas, e andar de jet ski definitivamente é uma delas. Se você tem condições de adquirir uma embarcação desse tipo, não perca mais tempo pensando. Mas se acha que vai pesar no orçamento, faça um consórcio com nossa equipe de vendas em até 100 vezes, sem juros e sem entrada.

Cada minuto de reflexão é uma aventura perdida. Portanto, adquira seu primeiro jet, tire férias com a família e conte nos comentários onde será sua primeira parada!

Uma das grandes vantagens de andar de jet ski é justamente conhecer paisagens incríveis de uma forma completamente nova. Para aproveitar essa experiência única que só o jet ski proporciona, recomendamos 4 lugares incríveis em Capitólio, Minas Gerais, para você conhecer. Confira!

COMENTÁRIOS

Conheça 4 esportes aquáticos radicais de tirar o fôlego - Blog Náutica Gold Fish - Concessionária BRP Sea-Doo, Can-Am
[…] para aqueles que têm embarcações, a atividade se torna ainda mais alucinante. Inclusive, os jet-skis estão sempre presentes para auxiliar os surfistas e para garantir a segurança de todos os […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICAÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ROD. CELSO GARCIA CID,887/PR-445/ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR
  • Entre em contato
  • Televendas: (43) 3174 1515
  • Wpp vendas: (43) 99170-4099 / 99120-3141
  • Wpp peças: (43) 99142-5152
  • Vivo: (43) 99145-0585 / 99130-0586
  • Tim: (43) 99652-5000 / 99928-1510