Deseja acampar com segurança? Saiba como!

  • 15 / maio / 2018

  • Postado por: Náutica Gold Fish

  • 0 COMENTÁRIOS

                           

 

Acampar com segurança é uma das principais dúvidas das pessoas que desejam ingressar na atividade pela primeira vez. Inclusive, muitos desistem de ter uma experiência ao ar livre somente pelas preocupações que o meio ambiente pode trazer.

 

 

Problemas com a tenda, o clima e até mesmo com animais são alguns dos fatores que mais paralisam os iniciantes. No post de hoje falaremos o que você precisa saber para se manter seguro durante seu primeiro acampamento. Pronto para saber mais? Continue a leitura!

 

 

Escolha uma área apropriada para camping

 

 

 

Existem vários espaços apropriados para camping no Brasil. Essas áreas foram previamente “vistoriadas” por profissionais e por pessoas mais experientes, justamente para eliminar alguns riscos da atividade.

 

 

Os problemas com animais perigosos, por exemplo, diminui consideravelmente. Outro ponto positivo é que existem algumas instalações que facilitam a atividade: banheiros, cozinha coletiva (que muitas vezes é improvisada) e iluminação fazem parte dessas áreas e facilitam ainda mais sua aventura.

 

 

Se você é iniciante, a escolha por esses locais apropriados é essencial. Principalmente se você deseja ingressar na atividade com toda sua família. E diferente do que muitas pessoas imaginam, existem poucas diferenças entre o camping em uma área apropriada e em uma área “selvagem” — o conforto e a preocupação são as duas maiores diferenças.

 

 

E como outra dica de segurança, jamais acampe em um local totalmente desconhecido — essa escolha, além de perigosa, é desaconselhada até mesmo para pessoas mais experientes.

 

 

Prepare-se adequadamente

 

 

O principal método de segurança para acampar é a preparação. Levar todos os itens mais importantes pode fazer com que você escape de uma verdadeira situação de risco.

 

 

Levar um kit de primeiros socorros, canivete (ou faca apropriada), algumas ferramentas, capa de chuva, óculos de sol, repelente — para proteção contra outros insetos perigosos, além dos mosquitos — e alguns fósforos — ou isqueiro —, podem garantir que você permaneça seguro durante toda atividade.

 

 

O esquecimento de um item importante pode colocar você em um tremendo desconforto, o que pode ser um fator determinante para a desistência e descontentamento com o camping.

 

 

Portanto, esteja preparado e faça um checklist de tudo aquilo que você precisa levar para garantir ainda mais sua segurança! E como dica extra, não deixe de incluir no seu checklist a previsão do tempo para evitar situações desagradáveis.

 

 

Evite contato com animais

 

 

No Brasil é comum se deparar com cobras e outros animais que podem colocar sua vida em risco. Apesar das chances serem muito menores em uma área apropriada para camping, saiba que sempre existe essa possibilidade.

 

 

O ideal é que você evite “contato” com qualquer animal silvestre. Uma cobra normalmente só ataca quando se sente ameaçada, e o mesmo vale para outros animais semelhantes.

 

 

Por essa razão, fuja de situações que podem colocar sua saúde em risco. Ao se deparar com algum animal se distancie e apenas vigie de longe. Tire fotos sem flash e evite qualquer atitude ou movimento brusco.

 

 

Na infelicidade de se deparar com algum ferimento, utilize seu kit de primeiros socorros e não recorra a mitos de sobrevivência. Um dos mais comuns é o de sugar o veneno da cobra após uma picada. Em contrapartida a esse mito, apenas enfaixe sua perna e se dirija para um posto de saúde mais próximo. Nesse caso, a foto do animal que picou você pode ser fundamental para facilitar seu tratamento.

 

 

Lembrando que nas áreas específicas de camping, esses riscos são diminuídos para quase zero. Mais uma vez ressaltamos que a preparação é sua maior medida de segurança. Escolher o local ideal e levar tudo aquilo que você precisa são as duas maiores medidas para evitar os problemas mais comuns do camping.

 

 

Gostou do conteúdo sobre como acampar com segurança? Compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais pessoas se sintam seguras para ingressar nessa fantástica atividade!

 

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICAÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ROD. CELSO GARCIA CID,887/PR-445/ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR
  • Entre em contato
  • Televendas: (43) 3174 1515
  • Wpp vendas: (43) 99170-4099 / 99120-3141
  • Wpp peças: (43) 99142-5152
  • Vivo: (43) 99145-0585 / 99130-0586
  • Tim: (43) 99652-5000 / 99928-1510