Descubra quais são os tipos de motores de lancha existentes

  • 7 / maio / 2018

  • Postado por: Náutica Gold Fish

  • 0 COMENTÁRIOS

                           

Provavelmente você já está com sua carteira de habilitação náutica e uma imensa vontade de desbravar os inúmeros paraísos marítimos, certo? Mas já parou para pensar em qual motor de lancha é o mais indicado?

 

 

Talvez você não saiba, mas não existe apenas um tipo de modelo e isso pode conferir uma infinidade de opções de compra. Entender disso é importante para adquirir um produto de qualidade e saber conservar melhor o equipamento.

 

 

Portanto, sem mais delongas, acompanhe na leitura deste post quais são os motores mais recomendados para cada lancha, a fim de que possa aproveitar ao máximo seu desempenho. Confira!

 

 

Motor Jet

 

 

Tem como característica não apresentar hélice, algo que, inclusive, permite que o tipo de embarcação usada possa navegar em águas rasas. Você vai observar que seu movimento é por pressurização d’água e a faixa de potência alterna entre 200hp e 300hp, sendo que conta com 2 tempos de injeção direta ou 4 para injeção eletrônica.

 

 

Outros detalhes importantes quanto ao motor Jet é que o recomendado é usá-lo em lanchas até 20 pés para esportes aquáticos, tais como esqui e o wakeboard. Além disso, seu motor a gasolina polui menos do que um motor a diesel e não tem vibrações e barulhos que incomodem.

 

 

Motor de popa

 

 

Logo de cara você verá que o motor fica encaixado completamente na parte externa, ali no espelho da popa da lancha. Sua tecnologia dispõe de 4 tempos de injeção eletrônica e, diferente do motor Jet, conta também com 2 tempos não só para injeção direta, mas também na carburação.

 

 

A indicação é para lanchas até 24 pés e você vai adorar a versatilidade de modelos que existem, visto que a potência pode variar de 3hp a 350hp. Então, independentemente se você vai para uma pesca embarcada ou simplesmente passear, saiba que a relação peso/potência traz agilidade e alta performance. O baixo custo de manutenção é também um atrativo.

 

 

Motor de centro com eixo

 

 

Ao contrário do que acontece com o motor de popa, o de centro com eixo é acoplado internamente a um eixo e hélice que estão externos e abaixo da linha d’água. Observe, antes de adquirir o produto, que as faixas de potência têm uma extensa variação, podendo ir de 12hp até 20.000hp.

 

 

Lanchas acima de 40 pés são ideais para esse tipo de motor, sendo que o combustível é somente a diesel, ou seja, terá mais força para impulsionar a embarcação e o consumo acaba sendo minimizado. Sua tecnologia se baseia apenas em 4 tempos com injeção eletrônica.

 

 

Motor centro-rabeta

 

 

Assim como o anterior, a tecnologia se baseia em 4 tempos com injeção eletrônica e o motor fica na parte interna da lancha, junto à rabeta e à hélice presentes no lado externo da popa. Geralmente, esse tipo de motor deixa o peso a bordo bem mais equilibrado e a faixa de potência tem variação de 135hp a 430hp.

 

 

Seu diferencial é poder usar como combustível tanto gasolina quanto diesel. Por isso, vale analisar quais são as suas necessidades antes da escolha, visto que o primeiro tende a ser menor e facilita na montagem, mas o segundo oferece autonomia maior. Em geral, motores centro-rabeta são voltados para lanchas de 24 pés a 40 pés.

 

 

Outra vantagem é o espaço útil da lancha que acaba ampliado, em relação ao motor de popa, visto que possibilita uma boa plataforma de popa, e geralmente é utilizada para a colocação de churrasqueiras e área gourmet.

 

 

Para finalizar, não esqueça que para levar o melhor motor, seja a gasolina, seja a diesel, é necessário considerar o seu orçamento, a potência e a autonomia desejada. Além disso, compre sempre peças originais, cheque o óleo, tome cuidado com a validade e opte por serviços autorizados de manutenção.

 

 

Curtiu este texto sobre os tipos de motor de lancha? Qual modelo tem mais a ver com a sua embarcação? Deixe um comentário no post e revele suas preferências para a gente!

 

 

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICAÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ROD. CELSO GARCIA CID,887/PR-445/ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR
  • Entre em contato
  • Televendas: (43) 3174 1515
  • Wpp vendas: (43) 99170-4099 / 99120-3141
  • Wpp peças: (43) 99142-5152
  • Vivo: (43) 99145-0585 / 99130-0586
  • Tim: (43) 99652-5000 / 99928-1510