Descubra como escolher a melhor hélice para o seu motor
18 / set / 2018
Postado por: Náutica Gold Fish
0 COMENTÁRIOS

O universo dos esportes aquáticos é mesmo fascinante: uma vez que você se apaixona pela vida a bordo, não consegue mais voltar atrás! E, à medida que os entusiastas se dedicam ao seu hobby favorito, é comum que também comecem a se interessar por especificidades da construção e do desempenho de seus veículos.
Um dos pontos que costuma atiçar grandes debates no mundo da náutica, por exemplo, diz respeito a como escolher a hélice ideal para o seu barco, aquela que garanta de uma só vez desempenho, segurança, economia, robustez e durabilidade. Pois é para ajudar você a responder essa pergunta que preparamos este material exclusivo!
Aqui você vai entender como e por que a hélice afeta diretamente as características da sua embarcação — e como você pode usar esse conhecimento para fazer a melhor escolha. Continue lendo e confira!
Como a hélice afeta o desempenho
Como você bem sabe, embora um mesmo conjunto de motor e hélice possa equipar diferentes embarcações, cada veículo é diferente, tendo suas peculiaridades no desenho do casco, peso, uso e mesmo tintas ou vernizes.
Esse conjunto único de características faz com que cada embarcação necessite de um tipo específico de hélice, a fim de atingir o desempenho ideal. Por isso, ao escolher a hélice correta para a sua embarcação, você deve se atentar à relação entre aceleração máxima e rotação máxima do motor.
Se, em aceleração máxima, os giros por minuto estiverem abaixo do máximo indicado no manual do veículo, é sinal de que a hélice tem um passo muito longo. Assim, seu veículo ficará pesado e sobrecarregará o motor.
Por outro lado, se em aceleração máxima o giro estiver acima do limite especificado pelo fabricante, significa que o passo está muito curto, e você provavelmente enfrentará problemas relativos a desempenho e consumo de combustível.
As características dos diferentes modelos
Ao escolher a hélice do seu veículo, você deve levar em conta, sobretudo, dois fatores principais: o material de que o equipamento é feito (alumínio ou aço inox) e a quantidade de pás na hélice (3 ou 4).
Na escolha dos materiais, as hélices de alumínio modernas funcionam bem para pequenas embarcações, com até 19 pés. O aço inox, entretanto, as supera em todos os quesitos. Sendo um material mais robusto, ele permite a confecção de peças mais finas e leves, as quais permitem que toda a potência do motor seja aproveitada.
Esses benefícios, por outro lado, cobram um preço — modelos de hélice de aço inox podem custar até R$ 2 mil a mais que as de alumínio.
Quanto ao número de pás, os modelos com 3 delas permanecem sendo os favoritos do público em geral. E não sem razão:
- equilíbrio entre aceleração e velocidade máxima — por oferecer uma superfície de contato menor com a água, esse modelo consegue alcançar velocidades finais mais elevadas que o de 4 pás;
- melhor empenho do motor — ainda devido ao menor contato com a água, a hélice de 3 pás oferece menor resistência para a atuação do motor;
- maior autonomia — por não forçar o motor, essa hélice evita o gasto excessivo de combustível.
A manutenção
Desde uma pequena moto aquática até as embarcações de médio ou grande porte, sabemos que a manutenção adequada faz toda a diferença no desempenho e na vida útil do veículo, certo? Pois o mesmo se aplica às hélices.
Mantenha sempre esse componente limpo e em bom estado de conservação. Dessa forma, você não apenas garante a sua durabilidade e desempenho máximos, mas também tem sempre à disposição um barco confiável!
Enfim, agora você já sabe como escolher a hélice ideal para as suas necessidades!
Gostou do post? Se quiser saber mais sobre náutica, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram, além de assinar o nosso canal no YouTube, para receber dicas e conteúdos incríveis!
Deixe uma resposta