Como tirar habilitação de barco?

  • 18 / set / 2018

  • Postado por: Náutica Gold Fish

  • 1 COMENTÁRIOS

                           

 

A habilitação para barco é imprescindível para quem deseja ser dono de uma embarcação. Sem ela, não é possível conduzir o veículo de maneira legal, além de ficar sujeito a multas, provocar acidentes e outros problemas legais.

 

 

Abaixo, você entenderá qual o passo a passo para dar entrada no processo de emissão da habilitação náutica e também conhecer um pouco mais sobre os diferentes cursos que são disponibilizados para cada tipo de embarcação.

 

 

Pronto para tirar sua habilitação de barco? Continue a leitura!

 

 

Os principais requisitos para habilitação e onde começar

 

 

Para dar entrada no processo, é preciso que o condutor tenha pelo menos 18 anos de idade e bom estado de saúde, comprovado por meio de atestado médico.

 

 

Com o atestado em mãos, basta ir até a Capitania de Portos, ou despachante náutico de sua região para dar início ao curso. Para a primeira habilitação é o de Arrais Amador, nele será possível navegar em rios, lagoas, canais e praias — todos os locais dentro dos limites da navegação interior.

 

 

Essa habilitação permite condução para fins esportivos e recreativos. Sua validade é de dez anos. Após esse período, é preciso realizar a renovação da sua carteira, de maneira semelhante a  habilitação automotiva.

 

 

Ao todo são quatro horas de aula teórica e seis horas de aula prática. A Marinha regula todo o procedimento e é responsável pela expedição do documento. 

 

 

No curso serão apresentados temas de segurança, documentação necessária da embarcação, sinalização náutica e outros temas relacionados à salvaguarda da vida humana. Noções de sobrevivência no mar também fazem parte do currículo.

 

 

Diferenças entre os cursos de formação

 

 

A primeira habilitação faz parte do curso de Arrais Amador. Contudo, a Marinha também apresenta outra lista de cursos, que são os de mestre e capitão-amador, veleiro e motonauta. Veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles.

 

 

Arrais Amador

 

 

O Arrais Amador aprende sobre todos os conhecimentos básicos sobre o mundo náutico. O habilitado está apto a combater incêndios, prestar primeiros socorros e entende sobre todas as principais regras de governo de embarcações, entre outros temas sobre a legislação do trânsito no mar.

 

 

Os limites da sua navegação são as águas interiores, como citamos. Com essa habilitação é possível conduzir barcos a remo, vela e motor — ou seja, diversos tipos de embarcações.

 

 

Mestre Amador

 

 

O Mestre Armador já pode navegar na área costeira. O curso abrange conhecimentos intermediários sobre a navegação e é preciso ter a habilitação de Arrais Amador para conseguir dar início nessa categoria.

 

 

O aluno aprende a leitura de cartas náuticas, passa a entender mais sobre instrumentos de navegação, declinação magnética e outros temas. O limite de navegação é de até 7 quilômetros da costa.

 

 

Capitão Amador

 

 

O Capitão Amador é o mais alto “nível” de habilitação. Concluindo o curso, o aluno estará apto a realizar navegação astronômica e eletrônica. Estabilidade da embarcação, meteorologia e outros assuntos também fazem parte do currículo.

 

 

Estando habilitado nessa categoria, o indivíduo pode navegar entre portos nacionais e estrangeiros. Não há limites em relação seu afastamento da costa.

 

 

Lembrando que é preciso estar habilitado no curso de Mestre Amador para poder iniciar.

 

 

Veleiro

 

 

O curso de veleiro ensina algumas noções gerais de navegação. Aqui, só serão abordados alguns temas básicos para quem busca velejar como lazer ou com fins esportivos.

 

 

O diferencial é o limite de idade, que é de apenas 8 anos — lembrando que os pais respondem pelas questões legais, como uso da embarcação, por exemplo. E não existem provas para essa categoria.

 

 

Motonauta

 

 

O curso de motonauta é o equivalente do Arrais Amador, a única diferença é que ele é destinado para os Jet Skis, ou motos aquáticas, como elas também são chamadas. Os limites da navegação são os mesmos, assim como o requisito de maioridade.

 

 

Agora que você já sabe o básico sobre os diferentes tipos de habilitações destinadas para o trânsito no mar, chegou a hora de iniciar seus estudos e partir para a aventura. Afinal de contas, navegar é uma das melhores maneiras de diminuir o estresse e se divertir!

 

 

Gostou do nosso post sobre habilitação para barco? Comente sua opinião sobre o assunto logo abaixo! 

 

 

 

COMENTÁRIOS

5 esportes para praticar com Jet Ski ou Lancha - Blog Náutica Gold Fish - Concessionária BRP Sea-Doo, Can-Am
[…]  Lembramos que para pratica de qualquer esporte aquático são necessários os equipamentos de segurança e proteção como coletes salva vidas. Também não podemos esquecer que você deve ser maior de 18 anos e ter autorização para pilotar as embarcações. […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICAÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ROD. CELSO GARCIA CID,887/PR-445/ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR
  • Entre em contato
  • Televendas: (43) 3174 1515
  • Wpp vendas: (43) 99170-4099 / 99120-3141
  • Wpp peças: (43) 99142-5152
  • Vivo: (43) 99145-0585 / 99130-0586
  • Tim: (43) 99652-5000 / 99928-1510