Como tirar a carteira de habilitação náutica? Descubra aqui!

  • 23 / jan / 2018

  • Postado por: Náutica Gold Fish

  • 2 COMENTÁRIOS

                           

Navegar é uma excelente alternativa para esquecer um pouco o cotidiano agitado, viajar com a família e curtir momentos únicos ao ar livre. Só que, assim como com os carros, é preciso ter a carteira de habilitação náutica.

Um aventureiro de primeira viagem tem que ficar atento a algumas recomendações básicas antes de ir para o mar, tais como escolher a área de navegação, ter cuidado com a velocidade, verificar as condições para navegar e estar habilitado para conduzir a embarcação.

O mar tem suas próprias regras, e é primordial sabê-las para não ter problemas durante o seu passeio. Para facilitar, mostraremos os procedimentos necessários para você estar apto a pilotar um barco. Confira!

Quais são as categorias de habilitação náutica?

Similar ao que acontece com os veículos terrestres, existem opções de categorias específicas para conduzir embarcações, sendo que cada uma delas tem as suas exigências e particularidades. Veja quais são:

Veleiro

Essa categoria dá a permissão de conduzir barcos a vela, ou seja, sem propulsão a motor e em áreas de navegação interior, como baías, enseadas, lagos, represas, canais etc. É importante lembrar que essa é a única modalidade que admite habilitações para menores de 18 anos, neste caso a idade mínima é de 8 anos.

Motonauta

O que chamamos de categoria A no trânsito comum tem a qualificação de “motonauta” na área náutica. Você conduzirá os modelos de moto aquática, o popular jet ski, em regiões de interior — especificadas no tópico anterior.

Arrais-Amador

Uma das habilitações mais comuns, possibilitando ao condutor pilotar qualquer forma de embarcação esportiva ou de lazer em ambientes de interior. Tipo de carteira muito procurado por quem gosta de barcos pequenos e lanchas.

Mestre-Amador

Ideal para pessoas que querem se habilitar para pilotar embarcações de lazer e transitar por portos nacionais e internacionais, dentro da área de navegação costeira, mas com a ressalva de precisar ser habilitado anteriormente como Arrais-Amador.

Capitão-Amador

Não tem limites de afastamento da costa e permite a condução de todos os tipos de embarcações de lazer. No entanto, é necessário já ter a carteira de Mestre-Amador para conseguir alcançar essa categoria.

O que é preciso para tirar a habilitação náutica?

Inscreva-se em algum curso para realizar o período de horas práticas, que varia conforme a categoria, mas podem ser feitas no mesmo dia em uma marina, associação náutica, escola náutica ou em um iate clube, desde que essas opções tenham o credenciamento da Marinha do Brasil.

Depois de fazer as aulas práticas, você deve estudar a parte teórica e ter condições de responder ao exame para tirar a habilitação náutica. A prova tem a responsabilidade das capitanias dos portos da sua região e deve-se acertar, pelo menos, metade das questões.

Se você é da região norte do Paraná, você pode entrar em contato também com a Náutica Gold Fish, no (43) 3174-1515, e se inscrever em uma das próximas turmas dos cursos de Arrais Amador e Motonauta.

Quais são os documentos necessários e os temas exigidos na prova?

Para efetuar a inscrição, você precisa apresentar cópias autenticadas do RG e CPF, recolher o valor do GRU e mostrar o comprovante de pagamento, além de um atestado médico que comprove o bom estado psicofísico.

Os assuntos que costumam cair nos exames, principalmente nas categorias de Motonauta e Arrais-Amador, são:

  • luzes de navegação;

  • legislação náutica;

  • regras de governo;

  • primeiros socorros;

  • noções de sobrevivência no mar;

  • manobras de embarcação;

  • noções de comunicação.

Por fim, caso a sua carteira de habilitação náutica vença, é preciso dirigir-se à capitania mais próxima, ou despachante naval, apresentando um requerimento para renovação, cópias autenticadas da carteira antiga, RG, CPF, recolhimento de GRU e o atestado médico. O prazo de vencimento padrão da habilitação é de 10 anos.

O que achou das informações sobre habilitação náutica? Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, aproveite que está aqui no blog e leia também sobre 7 destinos incríveis para navegar!

COMENTÁRIOS

Como pilotar lancha? Descubra aqui! - Blog Náutica Gold Fish - Concessionária BRP Sea-Doo, Can-Am
[…] Embora pareça difícil em um primeiro momento, saiba que a condução de uma embarcação desse tipo é bem tranquila. No entanto, obviamente, é preciso ter atenção a alguns procedimentos de segurança, como a obtenção da carteira de habilitação náutica. […]

Descubra quais são os tipos de motores de lancha existentes - Blog Náutica Gold Fish - Concessionária BRP Sea-Doo, Can-Am
[…] você já está com sua carteira de habilitação náutica e uma imensa vontade de desbravar os inúmeros paraísos marítimos, certo? Mas já parou para […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PUBLICAÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ROD. CELSO GARCIA CID,887/PR-445/ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR
  • Entre em contato
  • Televendas: (43) 3174 1515
  • Wpp vendas: (43) 99170-4099 / 99120-3141
  • Wpp peças: (43) 99142-5152
  • Vivo: (43) 99145-0585 / 99130-0586
  • Tim: (43) 99652-5000 / 99928-1510